Vivemos, no mercado de trabalho, um grande paradoxo. Enquanto faltam empregos na base, em alguns setores a falta é de talentos! Principalmente nas áreas de tecnologia, marketing e vendas, encontrar profissionais experientes e qualificados tem sido o grande desafio dos recrutadores.
Buscar soluções em curto prazo custa caro – e muito!! Neste cenário a melhor estratégia para montar um time com energia e inovação é o estágio. Isso porque contratar quem mais precisa de uma oportunidade é uma atitude socialmente legal e pode gerar diversos ganhos.
As vantagens são inúmeras. A Lei 11.788/2008, responsável por regulamentar a contratação de estagiários determina quem pode fazer estágio: nível médio, técnico e superior.
Um programa de estágio bem sucedido é a união do conteúdo aplicado em sala de aula com a prática do mundo empresarial. Com isso, as organizações já obtêm diversos ganhos. Afinal, qual líder não quer em sua equipe um jovem atualizado e motivado com o início de carreira?
Como essa é, na maior parte dos casos, a porta de entrada da juventude no mercado de trabalho, a corporação também tem como vantagem um colaborador sem vícios de outras vivências. Assim, é fácil moldá-lo para desenvolver as habilidades necessárias para o indivíduo assumir novas responsabilidades.
É Importante ressaltar que o estágio não gera vínculo empregatício, logo, a contratante fica isenta dos encargos trabalhistas, como FGTS, INSS, 13º salário, ⅓ sobre férias e verbas rescisórias. Essa medida é indispensável para estimular a abertura de vagas desse tipo e os ganhos vão além dessa parte fiscal.
A economia volta a girar e será ainda mais impulsionada em 2022. O número de desempregados irá baixar e isso dará força para todos os negócios. Por isso, acreditar na força do jovem, oferecendo a chance de capacitação prática e darem os primeiros passos rumo à independência financeira, contribuindo para o seu desenvolvimento são atitudes essenciais para o futuro da sua empresa.
Adriel Luis Gennaro