Alpha Estágio

Quem são os estagiários atuais?

Ao longo das últimas décadas, o mercado de trabalho mudou radicalmente impulsionado pela evolução digital, transformações culturais e sociais. Essa mudança uma nova geração de colaboradores, com características e perspectivas distintas das anteriores.

Quando pensamos no Recrutamento, Seleção e Engajamento dos talentos da Geração Z, alguns pontos merecem máxima atenção.

FLEXIBILIDADE E MOBILIDADE

A busca por maior flexibilidade e mobilidade no ambiente corporativo é uma das principais características. A Geração Z valoriza a possibilidade de conciliar a vida profissional com a pessoal, optando por horários mais abertos e a capacidade de atuar remotamente. Nas vagas de estágio no formato home-office ou híbrido, as empresas encontram excelentes perfis de candidatos que estão longe dos grandes centros, por exemplo. Nesse caso, é interessante proporcionar um auxílio home office ou equipamentos de qualidade para o indivíduo otimizar seu rendimento e demonstrar seu potencial.

PROPÓSITO E IMPACTO SOCIAL

A nova geração busca um senso de propósito na carreira, valorizando empresas preocupadas com causas sociais e ambientais, principalmente.

Aprendizado contínuo e desenvolvimento pessoal: com a transformação constante das indústrias, hábitos de consumo e serviços, os estagiários sabem da importância do lifelong learning para se manterem relevantes. Eles buscam oportunidades de desenvolvimento por meio de cursos, workshops, mentorias ou vivências práticas.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

Outra característica da Geração Z é a mentalidade empreendedora. Eles estão dispostos a questionar o status quo, buscar soluções não convencionais e propor novas ideias para impulsionar o crescimento do local onde atuam. Essa abordagem dinâmica e proativa é fundamental em um ambiente cada vez mais competitivo. Uma vez que é obrigatório do estágio o vínculo escolar do estagiário, seja no ensino médio, técnico ou superior, aliar a teoria com a prática é a melhor estratégia para formar esses jovens dentro da empresa.

AMBIENTE DE TRABALHO

O ambiente de trabalho é um dos principais itens na atração e retenção dos talentos da Geração Z. Eles valorizam uma cultura organizacional inclusiva, diversa e com espaços para o desenvolvimento da interação em equipe. A hierarquia rígida é substituída por estruturas mais horizontais para facilitar a comunicação e a troca de pensamentos entre os membros do time. Nesse sentido, é fundamental tratar todos igualmente, proporcionar bons benefícios aos estudantes e estimular a construção de laços entre os colegas.

TECNOLOGIA

A Geração Z cresceu vivendo a transformação digital e tem familiaridade natural com as ferramentas tecnológicas. Essa afinidade permite uma adaptação mais simples a novas plataformas e aplicativos, se tornando um ativo valioso para quem busca agilidade e adequação em relação às tendências do mercado.

COMO TRANSFORMAR OS ESTAGIÁRIOS EM LÍDERES?

Os nascidos após 2001, representarão até 2025, 27% dos trabalhadores ativos no mercado de trabalho, de acordo com o portal Business Insider. O estudo sobre o perfil dessa geração deve ser atento, minucioso e feito sem preconceitos. O feedback constante e busca por propósito em suas atividades cotidianas são decisivos para o engajamento dos estagiários.

Outro ponto de atenção são as prioridades, totalmente diferentes das gerações anteriores: se não estiverem satisfeitos com alguns aspectos, vão embora sem muito sofrimento. Diante desse cenário, como prepará-los para serem líderes?

Compreender e atender às suas necessidades, os incentiva a desenvolver suas habilidades de liderança e será determinante para garantir a contribuição para o crescimento da empresa. O investimento em programas de treinamento e capacitação, adaptados ao perfil e às aspirações dos jovens, pode ser a chave para cultivar a próxima geração dos novos líderes.

Portanto, a contratação de estagiários é hoje a maior estratégia na formação de equipes de alta performance.

* Adriel Gennaro

 Alpha Estágio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Leia também

Investimento Certo!

Vivemos, no mercado de trabalho, um grande paradoxo. Enquanto faltam empregos na base, em alguns setores a falta é de talentos! Principalmente nas áreas de

LEIA MAIS

2022, o Ano do RH

As mudanças aceleradas impostas pela pandemia do Covid-19 causaram impactos imediatos em nossas vidas e certamente outras ainda virão pela frente. O estudo do Gartner

LEIA MAIS