Ao longo das últimas décadas, o mercado de trabalho mudou radicalmente impulsionado pela evolução digital, transformações culturais e sociais. Essa mudança uma nova geração de colaboradores, com características e perspectivas distintas das anteriores.
Quando pensamos no Recrutamento, Seleção e Engajamento dos talentos da Geração Z, alguns pontos merecem máxima atenção.
FLEXIBILIDADE E MOBILIDADE
A busca por maior flexibilidade e mobilidade no ambiente corporativo é uma das principais características. A Geração Z valoriza a possibilidade de conciliar a vida profissional com a pessoal, optando por horários mais abertos e a capacidade de atuar remotamente. Nas vagas de estágio no formato home-office ou híbrido, as empresas encontram excelentes perfis de candidatos que estão longe dos grandes centros, por exemplo. Nesse caso, é interessante proporcionar um auxílio home office ou equipamentos de qualidade para o indivíduo otimizar seu rendimento e demonstrar seu potencial.
PROPÓSITO E IMPACTO SOCIAL
A nova geração busca um senso de propósito na carreira, valorizando empresas preocupadas com causas sociais e ambientais, principalmente.
Aprendizado contínuo e desenvolvimento pessoal: com a transformação constante das indústrias, hábitos de consumo e serviços, os estagiários sabem da importância do lifelong learning para se manterem relevantes. Eles buscam oportunidades de desenvolvimento por meio de cursos, workshops, mentorias ou vivências práticas.
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
Outra característica da Geração Z é a mentalidade empreendedora. Eles estão dispostos a questionar o status quo, buscar soluções não convencionais e propor novas ideias para impulsionar o crescimento do local onde atuam. Essa abordagem dinâmica e proativa é fundamental em um ambiente cada vez mais competitivo. Uma vez que é obrigatório do estágio o vínculo escolar do estagiário, seja no ensino médio, técnico ou superior, aliar a teoria com a prática é a melhor estratégia para formar esses jovens dentro da empresa.
AMBIENTE DE TRABALHO
O ambiente de trabalho é um dos principais itens na atração e retenção dos talentos da Geração Z. Eles valorizam uma cultura organizacional inclusiva, diversa e com espaços para o desenvolvimento da interação em equipe. A hierarquia rígida é substituída por estruturas mais horizontais para facilitar a comunicação e a troca de pensamentos entre os membros do time. Nesse sentido, é fundamental tratar todos igualmente, proporcionar bons benefícios aos estudantes e estimular a construção de laços entre os colegas.
TECNOLOGIA
A Geração Z cresceu vivendo a transformação digital e tem familiaridade natural com as ferramentas tecnológicas. Essa afinidade permite uma adaptação mais simples a novas plataformas e aplicativos, se tornando um ativo valioso para quem busca agilidade e adequação em relação às tendências do mercado.
COMO TRANSFORMAR OS ESTAGIÁRIOS EM LÍDERES?
Os nascidos após 2001, representarão até 2025, 27% dos trabalhadores ativos no mercado de trabalho, de acordo com o portal Business Insider. O estudo sobre o perfil dessa geração deve ser atento, minucioso e feito sem preconceitos. O feedback constante e busca por propósito em suas atividades cotidianas são decisivos para o engajamento dos estagiários.
Outro ponto de atenção são as prioridades, totalmente diferentes das gerações anteriores: se não estiverem satisfeitos com alguns aspectos, vão embora sem muito sofrimento. Diante desse cenário, como prepará-los para serem líderes?
Compreender e atender às suas necessidades, os incentiva a desenvolver suas habilidades de liderança e será determinante para garantir a contribuição para o crescimento da empresa. O investimento em programas de treinamento e capacitação, adaptados ao perfil e às aspirações dos jovens, pode ser a chave para cultivar a próxima geração dos novos líderes.
Portanto, a contratação de estagiários é hoje a maior estratégia na formação de equipes de alta performance.
* Adriel Gennaro
Alpha Estágio