fbpx

Quais são as principais vantagens de contratar estagiários?

Estagiários

Compartilhe agora:

Sua empresa está crescendo e você precisa de uma ajuda extra para dar conta das novas demandas? Contratar um estagiário pode ser uma boa ideia. Conheça as vantagens para investir nessa nova geração.

Eles são jovens, cresceram conectados, talentosos, e chegam ao mercado de trabalho dispostos e cheios de ideias inovadoras. O estágio é primeiro contato com a futura profissão e a chance de aprender fazendo.

Quais são as principais vantagens de contratar estagiários?

Mais do que uma força de trabalho representativa, eles também são uma peça-chave em plena recessão econômica. O contrato de estágio tem um custo menor para as empresas, mas principalmente deve fazer parte da estratégia de formação de equipes.

1. Estagiários são inovadores
O contato com a tecnologia, a internet é cotidiano para a maioria deles – especialmente aqueles da geração Z, os “nativos digitais”. Tecnológicos, eles são mais propensos à inovação e conseguem circular por várias plataformas ao mesmo tempo. Essas características podem geram novas ideias e soluções para a empresa.

2. Eles têm sede de aprender
Seja no ensino médio, técnico ou superior, todo o conteúdo absorvido em sala de aula é colocado em prática durante o estágio. Mais do que isso, os estagiários têm interesse em conhecer toda a rotina da empresa e aplicar seu conhecimento teórico no dia a dia de trabalho.

Muitas vezes é no estágio que o estudante descobre áreas de maior afinidade, habilidades que até então não conhecia e até mesmo um perfil de liderança. Isso significa que, além de contar com alguém para ajudar nas atividades do dia a dia, ter um estagiário por perto também estimula colegas e superiores a ensinarem e compartilharem conhecimento – uma troca muito valiosa dentro dos negócios.

3. Eles buscam crescimento
Dedicação, compromisso com prazos, horários e entregas: de olho em novas oportunidades e até mesmo uma efetivação, os estagiários buscam se destacar em suas tarefas para crescer dentro da empresa. E isso impulsiona também o crescimento dos negócios. Apostar no estagiário é apostar no futuro.

Como o estágio é a primeira experiência profissional, os estudantes tendem a explorar melhor suas habilidades para mostrar bons resultados. Vale lembrar que a oportunidade de estágio também tem um importante valor social: para muitas famílias, a bolsa-auxílio do estagiário ajuda a complementar a renda da casa.

4. Custam menos para as empresas
A contratação de estagiários requer menos investimento em pessoal. Sem vínculo empregatício e com bolsas-auxílio, cujo valor é determinado pela empresa, o estagiário é menos oneroso para a folha. Além da bolsa, soma-se ainda o benefício do auxílio-transporte, que deve ser pago em estágios não-obrigatórios.

5. Contratação segura
A contratação de estagiários é regulamentada pela Lei 11.788/2008. Segundo o Art 1º. desta lei, “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.

Estágio e educação: relação fundamental para o desenvolvimento do país

A lei que define as regras para contratação de estagiários obriga o estagiário a estar matriculado em uma instituição de ensino. Isso significa que, para começar a estagiar de forma legalizada, é preciso ter acesso ao estudo.

O último Censo da Educação Básica do Inep/MEC (2015) levantou que há 8.076.150 alunos matriculados no ensino médio, 1.917.192 alunos matriculados no ensino médio técnico e 8.027.297 no ensino superior. Ou seja: um grande número de estudantes à disposição do mercado de trabalho, à espera de oportunidades para desenvolvimento próprio. Ou seja, talentos que certamente contribuirão para mover a economia do país nos próximos anos.

Compartilhe agora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Fale com a Alpha